a escrita é para todos. eu ainda acredito nisso, mas confesso que demorei a entender melhor outra camada: a escrita é para todos, mas poucos vão ter energia para chegar a uma escrita realmente original. porque essa escrita, mesmo que dê muito prazer, também dá muito trabalho.
algumas pessoas querem a escrita, mas não querem o trabalho. essas são as pessoas que em algum momento vão dizer que escrevem. mas não se engane, elas não escrevem. usam inteligências artificiais, ou usam a desinteligência de copiar de outras pessoas os métodos, os estilos, a linguagem. mas não escrevem, não trabalham a palavra.
não são escritoras.
“todos esses que aí estão
atravancando o meu caminho...
eles passarão.
eu passarinho”
— mario quintana
assim como alguns arquitetos não são arquitetos, como alguns professores não são professores, advogados não são advogados, esportistas não são esportistas... algumas pessoas buscam outras coisas dentro de tarefas que não gostam de fazer, como a escrita.
é escritor quem ama o trabalho prazeroso que é escrever. não tenho aqui o interesse de ofender ninguém. só de lembrar a quem escreve e acha difícil escrever, e acha até desestimulante escrever escrever escrever e depois ver outras pessoas escalando montanhas com textos que não são delas — ou não tão bons quanto você aprendeu sobre um texto bom — que você é escritora.
não se desanime, continue a travessia. você faz parte de um grupo pequeno de pessoas que escrevem e amam o trabalho duríssimo de escrever. que amam a beleza de caminhar por estradinhas que ninguém ainda tinha aberto, no meio de matas exuberantes, uma memória minúscula sendo encontrada como quem descobre uma clareira na floresta. não se desanime!
escrever dá trabalho. e é esse o maior prazer, de trabalhar com o que você gosta. não se desanime! a escrita é para todos, mas é mais para você.
- - -
para treinar para a fogueirinha
uma dica para quem quer treinar e escrever até a fogueirinha 2024: meus cursos gravados são uma forma de estimular sua escrita, abrir novos caminhos e destravar. são 3 cursos completos para você estudar, desbloquear suas ideias e escrever poeticamente. assim você chega na fogueirinha com mais coragem e ânimo para ler e esquentar as noites de roda da escrita. saiba mais aqui, escolha seu curso e aproveite o preço para aprender > > >
www.lucaoescritor.com/cursosgravados
para se inscrever e ter seus textos lidos na fogueirinha 2024:
as inscrições estão abertas para a segunda edição da fogueirinha. começa no dia 19 de novembro a roda de escrita, para lermos e estudarmos a escrita a partir do que você produz. uma mentoria coletiva, guiada por mim, para fecharmos o ano refinando a palavra e participando de uma comunidade de pessoas que escrevem. faça sua inscrição no valor promocional > > >
www.lucaoescritor.com/cursos
Acho que esse texto foi o primeiro presente que recebi hoje. Passei o dia com ele e agora ele veio à mente mais uma vez. Definitivamente, ele tocou lugares profundos aqui. Um abraço, um sopro, uma reanimação cardíaca. Obrigada, Lucas!
Ando com preguiça do mundo e uma das coisas que me anima é escrever. "O que salva é escrever distraidamente" (Clarice Lispector). Grato pelo texto acalanto de hoje. Abraço.